Prezados Amigos,
Após três anos como membro da equipe do Governo do Amazonas e da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), gostaria de comunicar a todos amigos minha mudança de volta à iniciativa privada, onde assumo novos desafios.
Sinto-me orgulhoso do trabalho na administração do Governador Eduardo Braga à frente do Governo do Amazonas e da SEPLAN, onde muitos objetivos importantes foram alcançados. Alguns em particular destaco:
1. Implantação de ISO 9000 - temos seis órgãos com a implantação completa (Centro de Operações de Segurança Pública, Junta Comercial, Comissão de Licitações do Estado, Instituto de Pesos e Medidas, CIAMA e a própria SEPLAN). Há outros 15 órgãos em implantação, dos quais pelo menos 10 devem ser concluídos no 1o semestre de 2010. Dentro da SEPLAN, adquirimos um norte, com objetivos e metas claros de onde queremos chegar.
2. Treinamento - a SEPLAN assim como muitos dos principais órgãos do Governo atingiram nos últimos três anos a meta de 30 horas de treinamento por servidor por ano, em todos os escalões. Experimentamos o treinamento do mais alto escalão na HSM Expomanagement, onde novas idéias brotaram e algumas mentes se abriram. Há ainda muita conscientização pela frente, mas uma semente está plantada.
3. Sistema de indicadores e-Siga - o Governo do Amazonas hoje conta com um moderno sistema de indicadores (www.e-siga.am.gov.br, visite) que é essencial para a boa gestão do Governo. São mais de 5 mil indicadores de todas as áreas. Como dizia o mestre Peter Drucker, apenas podemos administrar aquilo que podemos medir.
4. Recrutamento profissional - mesmo em funções de confiança, recrutamentos hoje para todos os cargos abertos são feitos de forma pública e em diversos órgãos na busca do melhor profissional. Os resultados são extraordinários.
5. Relações internacionais - com o estabelecimento de uma Secretaria Adjunta, o Amazonas começa a formar uma postura proativa no cenário internacional, com especial foco na defesa dos interesses do estado no que diz respeito à remuneração da Amazônia por conservação. O ponto alto foi Copenhagen, onde apesar do fracasso do evento, o tema de florestas teve grande destaque. Dentro do tema, o Amazonas é reconhecido como líder, conforme aclamação na liderança do Governor's Climate & Forests Task Force, no Forest Day 3 e no evento do Avoided Deforestation Partners.
6. Fundação Amazonas Sustentável - Dentro do contexto de relações internacionais, também participamos da concepção e estabelecimento da Fundação Amazonas Sustentável, frente importante de uma política econômico-ambiental, e em especial da parceria com o Marriott para a criação do projeto Juma, referência mundial de projetos REDD.
7. Implantação da gestão baseada em valores - a SEPLAN hoje tem quatro valores claramente definidos e que norteiam as ações em todos os níveis - transparência, respeito, produtividade e bons serviços. Sua aplicação tem se mostrado útil não só no processo de decisão mas também na busca individual de sermos seres humanos melhores.
8. Copa 2014 - é desnecessário mencionar a importância da seleção de Manaus para subsede da Copa. As implicações são inúmeras: teremos um novo aeroporto, melhorias significativas de mobilidade urbana com metrô, uma nova arena, o Museu da Amazônia, dentre muitas outras melhorias. A SEPLAN conduziu o planejamento da candidatura de Manaus, pelo qual deve se orgulhar.
9. Regularização fundiária - em conjunto com a equipe do ex-Ministro Mangabeira, tivemos a oportunidade de intensificar os esforços para regularizar a situação fundiária na Amazônia. Este é um passo essencial tanto na contenção de ilícitos ambientais quanto no desenvolvimento econômico. A regularização permite o acúmulo de riqueza no interior da Amazônia, pré-condição para a sustentabilidade.
10. Desburocratização de processos e e-Governo: vários serviços da SEPLAN e de outras secretarias foram simplicados e transformados para prestação via internet. Alguns exemplos incluem a recepção de projetos econômicos para incentivar novas indústrias, a aprovação de projetos de informática no Governo e a compilação de notícias diárias (visite o site da SEPLAN para saber mais).
Outros projetos a destacar incluem melhorias na cobertura aérea do Amazonas (tanto internacional quanto interna), esforços pela proteção da Zona Franca (reforma tributária, PPBs, enfrentamento da crise, incentivos da SUDAM), o projeto Amazonas Digital (oferecendo internet wi-fi livre no interior do estado), atração de novos investimentos ao Amazonas, o Distrito da Micro e Pequena Empresa (DIMPE), o enfrentamento da crise e da queda de arrecadação.
Foram três anos de tremendos desafios. O aprendizado acumulado neste período é o principal legado que levo, em conjunto com as novas amizades estabelecidas e velhas amizades aprofundadas.
Gostaria na oportunidade de agradecer ao Governador Eduardo Braga, pela confiança depositada em mim e na SEPLAN, proporcionando-nos liderança e apoio constante. Divido com ele a felicidade das conquistas enumeradas acima e a eterna insatisfação de saber que poderíamos ter feito mais. À equipe da SEPLAN, que fez companhia no caminho, corrigiu o rumo quando necessário e ofereceu proteção que nos fez sentir gigantes. A meus pais Ilko e Nora sempre orgulhosos, minha avó Mery sempre com seu pensamento positivo e meus sobrinhos Samuel e Eli, fonte inesgotável de alegria. Ao meu avô Samuel, cuja influência fez contribuir ao desenvolvimento da Amazônia uma obrigação moral. Fico feliz de poder reter consciência limpa e bom nome.
Continuo em Manaus, a partir de agora como diretor financeiro da Bemol e Fogás, de onde espero continuar contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia. Retenho algumas responsabilidades públicas na posição de conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável (FAS, fas-amazonas.org), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), do Museu da Amazônia (museudaamazonia.org.br) e da instituição que irá conduzir o planejamento da recepção da Copa de 2014 em Manaus. Espero manter contato com todos -- sempre disponível ao e-mail (denis.minev@gmail.com), Facebook (facebook.com/minev), Orkut, Twitter (dminev) ou neste blog.
Desejo-lhes um 2010 próspero e com saúde.
Denis Benchimol Minev

